Aciar participa do CAPACITAR

quinta, 01 de abril de 2010
Programa de excelência em gestão vai atingir 33 Associações Comerciais no Paraná
Em 2009 trinta Associações Comerciais do Paraná aderiram ao programa de excelência em gestão, o Capacitar, realizado por meio de uma parceria entre a Faciap – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná e o Sebrae- PR. O programa teve uma repercussão tão positiva no ambiente associativista que na última quinta-feira, 25, foi lançado para mais 33 entidades. O lançamento da segunda fase e a capacitação para presidentes, consultores e executivos de Associações Comerciais aconteceu em Guarapuava.
O anfitrião, Valdir Gigolo, presidente da ACIPG - Associação Comercial e Industrial de Guarapuava destacou a importância do programa que potencializa o trabalho das Associações Comerciais. “Cada vez mais vemos a importância das entidades de classe. Muitas vezes não atingimos nossos objetivos não por falta de trabalho, mas sim por falta de organização, o Capacitar oferece ferramentas de gestão essenciais para as entidades”, complementa.
As 33 Associações que fazem parte dessa etapa têm como meta aplicar o planejamento estratégico, 50% dos associados devem avaliar as diretorias e colaboradores como mais atuantes e preparados, prevê também o aumento de participação de 30% nas reuniões de diretoria das Associações, 70% dos usuários devem avaliar os serviços das Associações como bons e excelentes, e ter no mínimo 20% de aumento nas receitas oriundas de produtos e serviços.
No 5° World Chambers Congress, realizado na Turquia em 2007, o programa Capacitar foi escolhido como melhor programa de cooperação entre entidades empresariais, o programa concorreu com 60 projetos de 38 países. O Capacitar trabalha no aumento do nível de desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais, aplicando diagnósticos e posteriormente planejamento estratégico para potencializar os serviços oferecidos aos associados.
Em 2009 o programa constatou o aumento médio de 27% da receita real de receita de prestação de serviço das entidades participantes. A Associação Comercial de Nova Londrina teve um incremento de 28 para 68% no seu desenvolvimento organizacional.
Marcos Dombroski, presidente da CACICPAR – Coordenadoria das Associações Comerciais do Centro do Paraná, está no sistema há anos, mas destacou que esse programa vem ao encontro das necessidades das Associações Comerciais. “O Capacitar mostra que a Federação está preocupada em colocar as entidades a frente das pessoas, isto marca um momento impar no associativismo do Paraná, estamos vivendo momento importante na Federação”.
“O Sebrae apoiando esse projeto ele incentiva o desenvolvimento de um ambiente propício para o desenvolvimento das empresas no Paraná, já que as empresas são o nosso foco e o poder de articulação da Faciap é referência”, destaca o coordenador estadual do Sebrae/PR, Edvaldo Pires Correa, que esteve presente no lançamento do programa.
As Associações Comerciais que participam desta fase do capacitar são de: Fazenda Rio Grande, Pien, Foz do Iguaçu, Itaipulandia, Medianeira, Santa Terezinha do Itaipu, Quedas do Iguaçu, Entre Rios do Oeste, Missal, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateubriand, Cafelândia, Três Barras, Capanema, Realeza, São Jorge do Oeste, São João, Terra Rica, Carambeí, Castro, Palmeira, Ponta Grossa, Apucarana, Cambé, Jaguapitã, Porecatu, Rolândia, Pitanga, Altônia, Iporã, Peabiru, Cianorte e Nova Esperança.
Dias de Capacitação
De segunda a quarta-feira, aconteceu o treinamento para os novos consultores do programa Empreender, para as Associações Comerciais que fazem parte desta fase do Programa Capacitar. “Uma das metas do Capacitar é implantar o Empreender na sua Associação Comercial. E nós estamos capacitando esses consultores para direcionar um trabalho de resultados nas entidades que participam dessa fase”, explica Marcio Vieira, coordenador dos programas Empreender e Capacitar.
O lançamento do programa aconteceu na quinta-feira, 25, e na sexta-feira, 26, e sábado, 27, aconteceu o primeiro encontro do Capacitar 2010, com treinamentos de capacitação para executivos, presidentes e consultores.
Fonte: www.faciap.org.br